Fall In Love With More Free Templates! Click Here To Get Your Own Smitten Blog Design... »

sábado, 18 de dezembro de 2010

Soltando o verbo: Revista digital x Revista Impressa.





Olá pessoal,

hoje resolvi falar sobre um tema de um trabalho que realizei semana passada no curso de Design Gráfico sobre meios de comunicação, só que dessa vez quero contar também com a opinião de vocês ao refletirem sobre o tema, ok?

A revista é um meio de comunicação pelo qual podemos obter informações sobre os mais variados temas, sendo algumas especializadas e outras que englobam uma enorme variedade de notícias.

Com o avanço da tecnologia, houve a necessidade da expansão e da introdução da revista no meio digital e hoje em dia, vemos uma variedade enorme de pessoas adeptar a leitura pela internet ou por Emagazines.

Algumas revistas produzem apenas seus exemplares pela internet, outras procuram digitalizar e adequar a formatos para que os internautas e Ereaders possam ter acesso ao seu conteúdo. A praticidade, a troca de informações instantâneas e a incorporação de animações em flash, por exemplo, fazem com que o leitor tenha um maior interesse ao buscar uma informação pela revista digital, aliado é claro ao custo que é bem inferior e até mesmo, ausente em alguns casos. O maior problema desse meio é a difusão de informações sem controle de suas fontes e do que foi publicado.

As diferenças são claras entre os dois meios, mas cabe destacar que a revista impressa possibilita uma melhor visualização, com uma leitura menos cansativa, um manuseio leve, folhear as páginas, o recorte de algumas matérias e até mesmo a coleção dos exemplares para divulgações e pesquisas futuras que por meio do computador muitas vezes não são possíveis pelo risco do arquivamento ser excluído por vírus ou pela retirada do site que hospeda seu conteúdo.

O design e o trabalho do design gráfico fazem parte tanto da revista digital quanto da revista impressa nos mais variados aspectos que vão desde a sua tipografia, tamanho, combinação de cores, escolha e tratamento de imagens, diagramação, avaliação do produto até a logomarca, aliando estética e funcionalidade. A localização, como estão sendo exibidas e o refinamento (direcionamento) das notícias são essenciais para que o leitor tenha um maior aproveitamento do conteúdo que a revista se destina. Uma revista bem elaborada, reflete na indicação de suas edições para prêmios que darão mais prestígio e reconhecimento ao seu trabalho.

E vocês, preferem as revistas digitais ou as impressas? Qual a contribuição da tecnologia nos meios de comunicação? Vocês costumam se sentir influenciados a seguir e aderir a essas constantes transformações tecnológicas?

Beijos a todos!


Um comentário:

  1. Acho que as duas tem seus valores. Adoro folear uma revista e ler devagarinho sua informação. Mas na internet as informações são mais rápidas e é possível reunir várias revistas de um determinado assunto.
    Então eu prefiro as duas formas, dependendo do momento leio uma ou outra.
    :D

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo (a) ao Para Meninas & Mulheres!

Deixe seu recadinho e ficarei muito feliz em responde-lo!

Obrigada pela visita! Beijos!