Fall In Love With More Free Templates! Click Here To Get Your Own Smitten Blog Design... »

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Soltando o verbo: Símbolos do Casamento





Casamento

A palavra ''casamento'' deriva de casar, verbo que vem de casa. No sistema patriarcal, ''os pais casavam os filhos'', uma vez que os pais tinham que ceder uma parte da sua propriedade (casa e terras) para o sustento e a moradia da nova família.

Alianças

A forma circular da aliança é prenúncio da continuidade do amor ao longo da vida do casal. O costume de usar o anel no dedo anelar da mão esquerda está ligado à antiga crença de que nesse dedo existia uma veia que ia direto para o coração.

Véu

Hijab (véu) quer dizer, em árabe, o que separa duas coisas. O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira para entrar em uma nova vida, a de esposa. O véu é uma referência à deusa Vesta (da honestidade) que, na mitologia greco-romana, era a protetora do lar.

Buquê e Flores

Para os antigos gregos e romanos, o buquê era formado por uma mistura de alho e ervas ou grãos. Esperava-se que o alho afastasse espíritos maus e as ervas ou grãos garantissem uma união frutífera. A entrega do bouquet represente a despedida da noiva, que o atira para repartir com os convidados, num gesto generoso, a sua felicidade.

Flores

Os antigos romanos tinham o costume de atirar flores no trajeto da noiva, acreditando que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.

Padrinhos

A tradição da escolha de um padrinho é, na realidade, um costume que remonta à Antiguidade, quando se escolhia um bom amigo, na maioria das vezes um guerreiro tribal, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, os quais, muitas vezes rondavam o local da cerimônia.

Arroz

Uma das mais antigas tradições do casamento, o costume de jogar arroz originou-se com os antigos hindus e chineses. Nessas culturas, o arroz era símbolo de frutificação e prosperidade. Acreditava-se que o lançamento de arroz nos noivos após a cerimônia era um oferecimento de fertilidade. Comer arroz e outros grãos garantia saúde, riqueza e felicidade ao jovem casal.

Bem-casados

Os bem-casados denotam uma doce união.

Bolo

Há séculos, o bolo é um símbolo de boa sorte e de fertilidade. No tempo dos romanos, a noiva comia um pedaço de bolo, feito de farinha, sal e água e expressava o desejo de que nunca faltasse a ela e ao marido o essencial para viver.

Lua-de-mel

A lua de mel tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na lua nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. O costume também poderia ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivessem uma vida doce.

Muito curioso, não é mesmo? 

Para tudo isso, o símbolo maior do casamento é somente um, o amor!

Beijos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo (a) ao Para Meninas & Mulheres!

Deixe seu recadinho e ficarei muito feliz em responde-lo!

Obrigada pela visita! Beijos!