Fall In Love With More Free Templates! Click Here To Get Your Own Smitten Blog Design... »

terça-feira, 12 de junho de 2012

Vamos falar sobre Exame de Mama.




Auto-exame: um toque que pode valer uma vida.

Fazer o auto-exame das mamas é muito importante para que você mulher conheça o seu corpo e reconheça as alterações que nele possa ocorrer. O câncer de mama é uma das formas mais frequentes de câncer na mulher. A cada 1 ano, mais de 1 milhão de mulheres descobrem nódulos em suas mamas.

Um fator positivo é que há possibilidade de cura ser diagnosticado precocemente. Para o câncer de mama ser detectado em sua fase inicial, devemos realizar o auto-exame mensal das mamas, o exame clínico realizado pelo seu médico e a mamografia anualmente a partir dos 40 anos. Se toque. Cuide de sua saúde, desenvolva esta prática.

Quando devo fazer o auto-exame?

O auto-exame das mamas deve ser efetuado uma vez por mês, logo após o término do período menstrual e mensalmente após a menopausa.

O que deve ser avaliado durante o auto-exame das mamas:

  • Alterações na forma ou contorno das mamas;
  • Caroços ou nódulos, depressões, retração dos mamilos;
  • Corrimento proveniente dos mamilos;
  • Descamações da pele.



Dúvidas e orientações frequentes:

Como iniciar o auto-exame?

Aprenda os movimentos corretos para fazer a palpação das mamas.

Divida a mama em faixas verticais e horizontais. Com 3 ou 4 dedos estendidos e em pequenos movimentos circulares, faça a palpação de cada faixa, de cima para baixo, iniciando na borda externa.

Durante o banho: Com a pele ensaboada, eleve seu braço esquerdo e com a mão direita apalpe a mama esquerda de modo firme, cuidadoso e completo até a axila. Faça o mesmo com a mama direita.

Em pé: Fique diante de um espelho com os braços abaixados e depois levantados e examine suas mamas. Levante o braço direito atrás da cabeça e com a mão esquerda faça a palpação da mama, da axila e dos músculos do peito do lado direito. Repita o procedimento do lado esquerdo.

Deitada: Deite-se de costas, com o braço esquerdo acima de sua cabeça, e um travesseiro ou toalha enrolada sob o ombro esquerdo. Apalpe a parte interna e externa da mama e por último a região do mamilo. Use a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para examinar a mama direita. Com as pontas dos dedos da mão, apalpe a cavidade da axila e comprima o mamilo entre os dedos polegar e indicador e fique atenta para qualquer corrimento.

O que são alterações fibrocísticas da mama?

É uma alteração benigna que se caracteriza pelo aumento da sensibilidade e aparecimento de pequenos cistos ou nódulos nas mamas, que podem ser descobertas pelo auto-exame e exame clínico.

Quais os sintomas?

A mulher pode sentir dor ou desconforto, que estão associados ao aparecimento de nódulos ou cistos.

Como podemos aliviar os sintomas?

O médico poderá utilizar diuréticos na fase pré-menstrual, o acetato de tocoferol, analgésicos, antiinflamatórios e outros tratamentos a base de hormônios.

Como diferenciar o câncer de mamas e as alterações fibrocísticas da mama?

Somente um especialista pode avaliar por meio de um exame físico e outros exames como a mamografia e ultra-som das mamas.

Mesmo fazendo o auto-exame todos os meses, é preciso fazer mamografias regularmente?

Sim, o auto- exame das mamas é um procedimento útil, não devendo ser negligenciado, entretanto, também deve ser realizada a mamografia, porque esta técnica pode detectar uma lesão suspeita muito menor que a passível de ser percebida pelo auto-exame.





Conheça melhor quais são os principais fatores de risco para o câncer de mama:

1 - Primeira menstruação muito cedo (antes dos 12 anos);
2 - Nunca ter engravidado;
3 - Ter o primeiro filho com mais de 30 anos;
4 - Menopausa tardia (depois dos 55 anos);
5 - Terapia Hormonal;
6 - Câncer de mama em mãe, irmã ou filha antes da menopausa;
7 - Vida sedentária / obesidade;
8 - Alterações genéticas;
9 - Câncer masculino na família.


Curiosidades:

Dia 29 de Abril, é o dia nacional do combate ao câncer de mama. No Brasil esta em vigor a Lei Federal 11.664/2008, que determina a realização gratuita de exame mamográfico para todas as mulheres a partir dos 40 anos na rede do SUS.

Outubro Rosa - O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.  O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

   A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.






Cuidem-se!

Fonte: 509775 - Farma Folheto Emama Auto Exame - Eurofarma
 http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm


Beijos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo (a) ao Para Meninas & Mulheres!

Deixe seu recadinho e ficarei muito feliz em responde-lo!

Obrigada pela visita! Beijos!