Fall In Love With More Free Templates! Click Here To Get Your Own Smitten Blog Design... »

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Novidades Farma Delivery: Saiba mais sobre as doenças respiratórias comuns no inverno!



Gripe e outras doenças respiratórias, comuns no inverno

Por: Dr. Carlos Alberto Martins Francisco - CRM 62.4499

Nesta época do ano, existe um aumento importante na incidência de doenças respiratórias na população como um todo. No entanto, as crianças e os idosos são os mais comprometidos, principalmente os que possuem alergias respiratórias, tais como asma (bronquite), rinite e sinusite. As gripes e os resfriados são extremamente comuns, pois no frio as pessoas ficam em ambientes fechados e muito próximas umas das outras, o que favorece a transmissão dos vírus, que pode ser por meio de espirros, tosse, saliva etc.

No país em que vivemos, existem dois fatores importantes que desencadeiam ou agravam os problemas respiratórios: a variação brusca de temperatura e a poluição atmosférica. 

Nos pacientes com alergia respiratória, outros estímulos também podem piorar os sintomas, como, por exemplo, a exposição ao pó, mofo, pelos de animais, produção de limpeza, cigarro, perfumes etc.

Em muitos casos, a rinite e a sinusite podem ser confundidas com um resfriado que não melhora, apresentando espirros, coriza, coceira no nariz e obstrução nasal. A asma se caracteriza por crises de tosse, falta de ar e chiado no peito. 

Devemos tomar alguns cuidados para evitar o aparecimento e/ou agravamento das doenças respiratórias, principalmente nos pacientes alérgicos:

  • evitar mudanças bruscas de temperatura, como, por exemplo, ficar abrindo a porta da geladeira; pisar com os pés descalços no chão frio; sair de um ambiente aquecido e ir para um frio (natação).

  • retirar as roupas de frio, que estavam guardadas e lavá-las antes do uso, para evitar o contato com o mofo.

  • evitar a presença de animais dentro de casa.

  • forrar o colchão e travesseiros com capas antialérgicas.

Quando os olhos e o nariz estiverem muito irritados pode-se fazer limpeza com soro fisiológico, várias vezes ao dia, para alívio dos sintomas.

Gripe é coisa séria

A gripe é uma doença infectocontagiosa que afeta as vias respiratórias. É diferente do resfriado comum, onde os sintomas são mais leves. A gripe apresenta irritação na garganta, tosse frequente, obstrução nasal, febre alta, dor de cabeça, dores musculares, mal-estar generalizado e calafrios, podendo causar sérias complicações, como pneumonia, principalmente em crianças, idosos, pessoas imunocomprometidas e doentes crônicos.

A vacinação deve ser feita anualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde, antes do período do inverno, pois são necessários 15 dias para haver a proteção da vacina.

A vacina é produzida com fragmentos de vírus mortos, não existindo risco de se contrair a gripe pela vacinação. Pessoas alérgicas a proteína do ovo, timerosal e neomicina não devem receber a vacina. Ela é modificada a cada ano e deve ser feita antes da chegada do inverno.

Doses:

Crianças de 6 meses a 8 anos de idade: 2 doses com intervalo de 1 mês. Caso já tenham sido vacinadas anteriormente, recomenda-se a administração de uma única dose.

Crianças acima de 9 anos e adultos: dose única.

Deve-se evitar o uso de medicamentos sem orientação médica. As pessoas devem ingerir muito líquido durante o dia, fazer uma boa alimentação e praticar esportes, pois essas medidas tornam o organismo mais saudável e resistente. Qualquer dúvida procure seu médico para mais informações.

Fonte: Páginas 14 e 15 da Revista farmadelivery.com - Ano IV - Maio / Junho / 2012.

Beijos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo (a) ao Para Meninas & Mulheres!

Deixe seu recadinho e ficarei muito feliz em responde-lo!

Obrigada pela visita! Beijos!